quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Número de pessoas com meningite aumentou 47,1%

Kamila Alves

Segundo o levantamento da Secretária de Saúde do estado, já foram confirmados 330 casos de meningite no estado da Bahia, com 39 mortes registradas até o início de maio. 27 mortes foram causadas pela forma mais grave da doença, a meningocócica C. Apesar de ter sido confirmado que na Bahia estava ocorrendo uma epidemia da meningite em relação ao surto que ocorreu em 2006, o especialista entrevistado Guilherme de Sousa Ribeiro, que atua na área de epidemiologia das doenças transmissíveis e é membro da sociedade brasileiro de medicina tropical e da sociedade brasileira de infectologia, diz: “Não chegou ao meu conhecimento essa história de ter tido um surto aqui na Bahia. E como a meningite pode ter várias causas, uma bactéria, vírus ou outros agentes que causou o surto de 2006 pode não ser a mesma deste ano. Não dá pra comparar. O aumento de casos de meningite que ocorreu de 2009 pra 2010 foi da meningite meningocócica C, que é causada por uma bactéria.”. Segundo Guilherme, as pessoas mais afetadas pela meningite são os idosos e as crianças, porém as crianças devem ter um cuidado mais especial. Mas neste ano de 2010, jovens com idades entre 15 e 19 anos estão mais vulneráveis a doença, e a baixa procura preocupa a coordenação da Vigilância Epidemiológica do Município de Salvador.

A meningite pode ser causada por agentes infecciosos, microorganismos. Existem vários causadores da meningite, qualquer vírus ou bactéria que consiga chegar as meninges e ali se multipliquem, segundo Ribeiro.

Até o início de maio deste ano, somente na capital baiana já foram registrados 65 casos de meningite tipo C, com 23 mortes. Em 2009 foram 35 casos, com 10 vítimas. Porém a Bahia só tomou alguma providência e resolveu disponibilizar a vacina depois de terem sidos registradas 32 óbitos causados pela meningite C, sendo que, ao todo, mais de 100 casos da doença foram notificados pela Secretaria. A alta incidência da meningite fez com que a Secretaria da Saúde da Bahia disponibilizasse gratuitamente, à população de 10 a 24 anos (que são as mais afetadas neste ano), a vacina contra a meningite C. Sendo que a mesma não é oferecida nos sistemas públicos de saúde. A segunda etapa da vacinação ocorreu em 12 e 13 de junho e tinha como objetivo imunizar 252 mil pessoas de 15 a 19 anos, e nos dias 14 e 15 de agosto, a 3ª etapa da vacinação contra a meningite tipo C foi disponibilizada, para a faixa etária de 20 a 24 anos A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 80% da população alvo até o fim da campanha. Na primeira etapa, Salvador conseguia uma cobertura em torno de 66%. Na segunda etapa, 55% da população ficou imunizada. Para a terceira etapa, a expectativa da Vigilância Epidemiológica é alcançar cobertura maior ou igual a 95%, segundo o site do Governo do Estado da Bahia (Secretária de Saúde).

A meningite é uma doença altamente contagiosa, e os sintomas são bem parecidos com os da gripe, como por exemplo: Febre alta e persistente, dor de cabeça, enrijecimento das nucas, vômitos em jatos, manchas pelo corpo. Se esses sintomas aparecerem, procure imediatamente um posto de saúde, ou clínica.

No Brasil, a Bahia ocupou o 4º lugar em incidência de DM (Doença Meningocócica) com 1,1/100 mil habitantes e o 7º lugar em taxa de letalidade por esta doença, com 24,5% (Dado oferecido pela Secretária de Saúde até a sexta semana deste ano de 2010) . A primeira vítima de 2010 na Bahia foi um menino de 12 anos que contraiu a forma mais grave da doença, a meningocócica C, e morreu no mesmo dia.

Para quem ainda não tomou a vacina, vai uma maneira de evitar o contágio da doença, segundo Ribeiro: “ O contágio com o vírus acontece pelas vias aéreas. É importante o uso da vacina, é claro. E evitar estar presente em lugares com uma aglomeração de pessoas.”