terça-feira, 2 de novembro de 2010

Continua intensa a programação do Cine-Teatro Goethe-Institut


Depois da mostra Verdades e Mentiras – O cinema vai à escola, o cine-teatro Goethe-Institut lança novos projetos

Marcos Oliveira

O Instituto Goethe exibirá a partir do dia 9 de novembro documentários de Andrés Veiel, cineasta alemão de maior sucesso na atualidade. São cinco filmes: Sonho de uma Noite de Inverno, Balagan, Os Sobreviventes, BLACK BOX BRD, Viciados em representar.

Esta programação acontece após uma atividade intensa durante os meses anteriores. Nos três últimos meses a entidade realizou a mostra Verdades e Mentiras - O cinema vai á escola. A mostra iniciada no dia 17 de agosto deste ano - um filme brasileiro e os demais alemães -, com entrada franca, apresentou situações dramáticas que ilustraram conflitos e descobertas nas relações estabelecidas na escola, com sessões sempre nas terças-feiras às 20:00h, desfrutando do apoio da Copacabana filmes e produções.

Radson Chagas e Simone Alves, ambos atuantes na área educacional e frequentadores do evento, sendo um professor de filosofia e outro assessor pedagógico, concordam em dizer que os filmes em cartaz servem de subsídio para área, e consideram, também, de caráter relevante para os cinéfilos, pois refletem o amadurecimento do homem, período geralmente datado pela participação na escola.

Como a mostra anterior, Verdades e Mentiras – O cinema vai à escola, os documentários de Andrés Veiel serão exibidos nas terças-feiras às 20h, todos com entrada franca.
                               

PROGRAMAÇÃO

Documentários de Andres Veiel
09/11 a 07/12/2010
Sempre às terças, 20:00h
Cine-Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia
Entrada franca

9 de novembro
Sonho de uma Noite de Inverno
(Winternachtstraum, 1991-1992)
Cores, 84 min.

16 de novembro
Balagan
(Balagan, 1993)
Cores, 96 min.

23 de novembro
Os Sobreviventes
(Die Überlebenden, 1994-1996)
Cores, 92 min.

30 de novembro
BLACK BOX BRD
(Black Box BRD, 2001)
Cores, 100 min.

7 de dezembro
Viciados em representar
(Die Spielwütigen, 2003)
Cores, 108 min.

 
O CINE-TEATRO         

O cine-teatro Goethe foi criado nos anos 70 com o intuito de equipar a cidade com um espaço cultural voltado para o teatro e o cinema na época da ditadura, assegurando um ponto cultural protegido da censura, e nos ultimos três anos foram realizadas cerca de 20 mostras. "O público varia, de 20 a 80 pessoas por filme, a depender da temática, da época do ano, da concorrência com outros eventos e etc" afirma Sérgio Santana, coordenador de projetos de cinema e mídias do Goethe-Institut.

As mostras são financiadas pelo próprio Goethe - que por sua vez é sustentado pela República Federal da Alemanha - e eventuais parceiros, e são destinadas à exibição não comercial, oferecendo eventos de forma gratuita a fim de democratizar a informação e abrir espaço para todos os interessados, já que trata-se de um instituto cultural sem fins lucrativos onde, um dos principais objetivos é o fomento à cultura. "Já houve mostras com a cobrança de uma entrada simbólica, e o público foi equivalente. Provavelmente não haveria uma mudança significativa, pois o público que nos visita, em geral, busca a qualidade, novas experiências e um ambiente aprazível e cultural, ou seja, não é necessariamente a gratuidade que o atrai", exemplifica Sérgio.

O grande diferencial do cine-teatro Goethe-Institut é o desenvolvimento de mostras de interesse contemporâneo, sem esquecer os filmes históricos; privilegiar a qualidade propiciando o entretenimento e valorizar a variedade a fim de agradar diversos públicos trazendo uma visão diferente para cada um deles. Segundo Sérgio Santana "O ambiente é propício para se tornar um ponto de encontro fixo de pessoas interessadas em cultura, em uma experiência cinematográfica diferente, sem ser enfadonha nem caricatural em relação àquilo que antigamente significava 'cinema de qualidade'".


E para aumentar as expectativas dos assíduos frequentadores do cine-teatro Goethe-Institut, segue abaixo a lista das mostras de filmes a serem exibidas no ano de 2011, com datas em processo de definição:

Cacau e chocolate (sobre o tema central de 2011, que será o cacau);
Novos filmes alemães;
Documentários de Werner Herzog;
Imagens da África
(filmes alemães relacionados ao continente africano);
Imagens da migração;
Ernst Lubitsch;