segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Patu Fu faz novo show na Concha Acústica

Artur Queiroz

A banda mineira Pato Fu volta a Salvador para apresentar o show “Música de Brinquedo” e lançar o seu décimo CD. O show acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no dia 27 de novembro, às 18h.


Segundo Aluizer Malab, um dos produtores da banda, o show “Música de Brinquedo”, que faz parte da turnê de divulgação do disco homônimo, é um novo projeto, que chama atenção por fugir do convencional. Tudo, porque no show são usados apenas instrumentos de brinquedo, como caixinhas de música, mini-guitarras, bateria infantil, pianos de brinquedo etc.


A apresentação do grupo em Salvador promete trazer as músicas que fazem parte do novo CD do grupo, que é composto de regravações de canções conhecidas da MPB e do rock, como “Primavera”, “Sonífera Ilha”, “Ovelha Negra”, “My Girl” entre outras. Além de “As brigas que perdi”, “Canção pra você viver mais”, “Eu” e outros antigos sucessos da banda.


Fernanda Takai, John Ulhoa, Xande Tamietti e Lulu Camargo, integrantes do Pato Fu, já tinham a idéia de realizar um projeto como este há alguns anos. Como haviam interrompido as atividades da banda desde 2007, eles perceberam que este retorno do grupo seria a melhor oportunidade para executar a idéia.


O disco “Música de Brinquedo” obteve uma boa aceitação da crítica e do público, já tendo vendido, segundo informações do site da gravadora Microservice (www.microservicesd.com.br), mais de 50 mil cópias. O show já passou por Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná.


De acordo com Sílvia Teixeira, responsável pela Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a banda Pato Fu, que tem uma legião de fãs jovens, com este novo show vai conseguir atrair, além dos fãs, um novo público que está curioso com o com a proposta do último CD da banda. Silvia acrescentou ainda que o fato de “Música de Brinquedo” conter muitas canções dos anos 80 vai fazer com que as pessoas que viveram essa geração também compareçam ao show.


O estudante de educação física, Cyro Maisonnete, 19 anos e fã do Pato Fu desde os 14, afirmou que esta será mais uma oportunidade de assistir a um show da banda, além de poder avaliar o desempenho do novo projeto ao vivo.


TRAJETÓRIA

A banda surgiu no ano de 1992 em Belo Horizonte (MG).


John Ulhoa (guitarras e vocais), Fernanda Takai (vocais e violão) e Ricardo Koctus (baixo e vocais) era sua formação inicial, como um trio com bases eletrônicas. O grupo passou a chamar a atenção da cena local e nacional com shows onde a diversão era a principal marca. Ao mesmo tempo, começaram a distribuir sua primeira demo tape, que foi logo ganhando resenhas entusiasmadas nos zines especializados de música. O primeiro lançamento, “Rotomusic de Liquidificapum”, aconteceu em 1993 pela Cogumelo Records. A diversidade de sons e idéias da banda acabou os levando a assinar com a BMG, onde ficaram por 10 anos.


“Gol de Quem?”, o primeiro álbum por essa gravadora, é considerado um disco fundamental do rock brasileiro dos anos 90. Foram muitos prêmios por videoclipes na MTV Brasil, dois Discos de Ouro (“Televisão de Cachorro” e “Isopor”) e várias canções tocando muito nas rádios. A banda se apresentou em grandes festivais como Hollywood, Rock In Rio 3 e vários outros importantes eventos locais.


O baterista Xande Tamietti tornou-se efetivo da banda em 1996 e, em 2002, ganharam ainda o reforço do tecladista Lulu Camargo.


Em 2001, tiveram a experiência de mixar e finalizar o álbum Ruído Rosa em Londres. Desde 2005 tem lançado seus discos pelo próprio selo Rotomusic, produzidos, gravados e mixados no estúdio que John Ulhoa tem em sua casa. O Pato Fu já se apresentou no Japão, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos e tem sido reconhecido como uma das mais inventivas bandas brasileiras dos últimos tempos.


Essas e outras informações sobre a biografia da banda podem ser encontradas no site www.patofu.com.br


VENDAS

Os ingressos para o show custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e estão sendo vendidos na bilheteria do TCA e nos postos do SAC do Shopping Iguatemi e do Shopping Barra. Maiores informações através do número do TCA: (71) 3535-0600.