sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A UNEB realiza ações de acessibilidades para deficientes, gestantes e idosos

Weslei Gomes


A Universidade Estadual da Bahia (UNEB) disponibiliza para os visitantes e funcionários da instituição o primeiro veículo de acessibilidade para  pessoas portadoras de deficiências físicas, gestantes, idosos e obesos. O veiculo com motor elétrico, transporta até seis pessoas e tem velocidade máxima de 50 Km/h. Segundo José Márcio Nunes, assessor do Núcleo de Educação Especial (NEDE), o veículo custou cerca R$ 30 mil e está  passando por algumas modificações para que haja uma segurança melhor aos usuários. Um dos motivos da compra do carro, foi a topografia acidentada do Campus de Salvador, afirma Djalma Fiuza.

As ações de acessibilidade fazem parte do projeto “Viver UNEB” que tem como objetivo um novo paisagismo na Universidade, aproveitando o espaço físico do local. Pretende também atender as exigências da Portaria 3.284/2003, determinada pelo MEC, que as instituições de ensino superior tenham uma estrutura que ajude o acesso de pessoas com deficiências físicas




                        



O professor de Urbanismo André Santos afirmou que a universidade necessita melhorar o acesso dos deficientes físicos, as rampas estão desniveladas, os banheiros não estão adaptados aos cadeirantes, os bebedouros e telefones públicos são altos. A   idéia de ter um veiculo para transportar os portadores deficiências física é muito boa, porém não fornece uma autonomia na locomoção.

A UNEB investiu também na compra de doze elevadores para os Campus de Salvador, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Serrinha. Os elevadores ainda não foram implantados, segundo José Márcio.