segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Patu Fu faz novo show na Concha Acústica

Artur Queiroz

A banda mineira Pato Fu volta a Salvador para apresentar o show “Música de Brinquedo” e lançar o seu décimo CD. O show acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no dia 27 de novembro, às 18h.


Segundo Aluizer Malab, um dos produtores da banda, o show “Música de Brinquedo”, que faz parte da turnê de divulgação do disco homônimo, é um novo projeto, que chama atenção por fugir do convencional. Tudo, porque no show são usados apenas instrumentos de brinquedo, como caixinhas de música, mini-guitarras, bateria infantil, pianos de brinquedo etc.


A apresentação do grupo em Salvador promete trazer as músicas que fazem parte do novo CD do grupo, que é composto de regravações de canções conhecidas da MPB e do rock, como “Primavera”, “Sonífera Ilha”, “Ovelha Negra”, “My Girl” entre outras. Além de “As brigas que perdi”, “Canção pra você viver mais”, “Eu” e outros antigos sucessos da banda.


Fernanda Takai, John Ulhoa, Xande Tamietti e Lulu Camargo, integrantes do Pato Fu, já tinham a idéia de realizar um projeto como este há alguns anos. Como haviam interrompido as atividades da banda desde 2007, eles perceberam que este retorno do grupo seria a melhor oportunidade para executar a idéia.


O disco “Música de Brinquedo” obteve uma boa aceitação da crítica e do público, já tendo vendido, segundo informações do site da gravadora Microservice (www.microservicesd.com.br), mais de 50 mil cópias. O show já passou por Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná.


De acordo com Sílvia Teixeira, responsável pela Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a banda Pato Fu, que tem uma legião de fãs jovens, com este novo show vai conseguir atrair, além dos fãs, um novo público que está curioso com o com a proposta do último CD da banda. Silvia acrescentou ainda que o fato de “Música de Brinquedo” conter muitas canções dos anos 80 vai fazer com que as pessoas que viveram essa geração também compareçam ao show.


O estudante de educação física, Cyro Maisonnete, 19 anos e fã do Pato Fu desde os 14, afirmou que esta será mais uma oportunidade de assistir a um show da banda, além de poder avaliar o desempenho do novo projeto ao vivo.


TRAJETÓRIA

A banda surgiu no ano de 1992 em Belo Horizonte (MG).


John Ulhoa (guitarras e vocais), Fernanda Takai (vocais e violão) e Ricardo Koctus (baixo e vocais) era sua formação inicial, como um trio com bases eletrônicas. O grupo passou a chamar a atenção da cena local e nacional com shows onde a diversão era a principal marca. Ao mesmo tempo, começaram a distribuir sua primeira demo tape, que foi logo ganhando resenhas entusiasmadas nos zines especializados de música. O primeiro lançamento, “Rotomusic de Liquidificapum”, aconteceu em 1993 pela Cogumelo Records. A diversidade de sons e idéias da banda acabou os levando a assinar com a BMG, onde ficaram por 10 anos.


“Gol de Quem?”, o primeiro álbum por essa gravadora, é considerado um disco fundamental do rock brasileiro dos anos 90. Foram muitos prêmios por videoclipes na MTV Brasil, dois Discos de Ouro (“Televisão de Cachorro” e “Isopor”) e várias canções tocando muito nas rádios. A banda se apresentou em grandes festivais como Hollywood, Rock In Rio 3 e vários outros importantes eventos locais.


O baterista Xande Tamietti tornou-se efetivo da banda em 1996 e, em 2002, ganharam ainda o reforço do tecladista Lulu Camargo.


Em 2001, tiveram a experiência de mixar e finalizar o álbum Ruído Rosa em Londres. Desde 2005 tem lançado seus discos pelo próprio selo Rotomusic, produzidos, gravados e mixados no estúdio que John Ulhoa tem em sua casa. O Pato Fu já se apresentou no Japão, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos e tem sido reconhecido como uma das mais inventivas bandas brasileiras dos últimos tempos.


Essas e outras informações sobre a biografia da banda podem ser encontradas no site www.patofu.com.br


VENDAS

Os ingressos para o show custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e estão sendo vendidos na bilheteria do TCA e nos postos do SAC do Shopping Iguatemi e do Shopping Barra. Maiores informações através do número do TCA: (71) 3535-0600.

5 comentários:

  1. Que bom que o Pato Fu está voltando ao cenário musical. Eles estavam meio apagadinhos nos últimos tempos. Em tempos de Restart e Cine, bandas com qualidade fazem muuuita falta.

    ResponderExcluir
  2. Pato Fu é uma grande banda, a presença deles fazendo shows aqui em salvador acho de grande importancia. Pois, temos poucas opções de entretenimento de qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse novo álbum do Patu Fu é genial. A utilização de instrumentos de brinquedos traz uma nova sonoridade. O resgate de hits do rock Brasil também foi uma grande sacada do grupo.

    Gostei muito de como foi escrita a matéria, trazendo de forma detalhada a trajetória da banda.

    Parabéns Artur!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Artur! O texto está ótimo. Confesso que consegui ler a matéria toda sem achar chata e cansativa. As fontes também foram bem escolhidas. Para mim, a única coisa que faltou foi você trazer um pouco das falas das fontes, que é o que dá um pouco mais de credibilidade à notícia. E quem sabe ter entrevistado um fã da banda para saber como está o público, já que a matéria trata-se do lançamento de um CD. Um Abraço,

    Marcos

    ResponderExcluir