domingo, 31 de outubro de 2010

UNIJORGE recebe em média 90 vagas de estágio por curso diariamente.


Cursos de Administração, Educação Física e comunicação social lideram o ranking de ofertas.

 Rangel Querino


Arawalis Iracema Cardoso, assistente administrativa do “Carreiras UNIJORGE”

Todos os dias Arawali Iracema Cardoso Diaz, 32 anos, assistente administrativo do centro de estágios e do programa “Carreiras UNIJORGE” do centro universitário Jorge Amado (UNIJORGE) no Campus localizado na Avenida Paralela, em Salvador na Bahia, recebe em sua caixa de e-mail várias vagas de estágio, que são oferecidas aos alunos da unidade de ensino. Alguns cursos chegam á mais de 90 ofertas por dia, um aumento em torno de 10% em relação ao primeiro semestre deste ano. “Só destacando CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi), que são os agentes maiores. De peso. Que nós somos parceiros aqui, e temos um posto, por exemplo, só na ultima quinta feira (30 de setembro de 2010), só em administração, eu recebi 96 (noventa e seis) vagas do IEL. Do CIEE eu recebi 94 (noventa e quatro)”. Afirma Arawali, que complementa que o curso citado a cima, geralmente fica no topo do ranking seguido de Educação Física e Comunicação Social. “Comunicação Social fica geralmente em terceiro lugar. O número maior de vagas chegam pra Administração e Educação Física.”

 O motivo apontado por ela para o aumento das ofertas de estágio é o fim da crise econômica (que afetou inúmeros países do mundo inclusive o Brasil em 2008) e o melhor entendimento da nova lei de estágio que vigora á 2 (dois) anos no país. “Agora depois da crise o próprio mercado abriu portas, a situação se regularizou... e as empresas também tendo o conhecimento da lei, sabendo que se tem que cumprir, elas (as empresas) abriram mais oportunidades”. Opina.

Ainda sobre a nova lei, Arawali aponta que com o advento da mesma, os estagiários foram beneficiados com os direitos. “Antigamente não se tinha a pesquisa do que o aluno fazia no projeto pedagógico dele, não tinha fiscalização e hoje ele só pode estar fazendo o que o projeto pedagógico pede, ou seja, não pode desviar”. A assistente comenta ainda o papel que a instituição de ensino deve ter junto a concedente “A própria instituição de ensino, ela tem que “tá” fazendo uma visita nas empresas e realmente vendo se aquilo que “tá” no contrato, “tá” sendo cumprido...a fiscalização ainda não é feita, não só pela instituição de ensino, mas pelo ministério do trabalho. Então a lei de estágio agora de 2008, ela (concedente) corre o risco de ser multada...então se não tiver de acordo com o que tem na lei, ela fica dois anos impedida de receber funcionário e de imediato o contrato do estagiário, ele é suspenso”. Informa

Para Cristina Reis Sanches de 43 anos, professora do curso de Administração da UNIJORGE, o motivo para o qual o curso esteja no topo dos mais procurados pelas empresas por estagiários na unidade é a flexibilidade que o profissional que está se formado adquire nos estudos. “É um curso muito versátil. Ele atinge diversas esferas do mercado profissional desde a parte financeira, a parte de gestão, a parte operacional. Então, o aluno fica capacitado á trabalhar em diversas frentes de atuação em qualquer tipo de empresa. Não é “atoa” que é um curso tão procurado”. Diz

 Já Patrícia Barros de Moraes, coordenadora dos cursos de comunicação social e produção audiovisual, acredita que existe um diferencial dos alunos da universidade em relação às outras instituições, pois a unidade se preocupa com um método de ensino que seja eficaz. “Existe um foco. uma relação muito grande entre a teoria e a prática, o que dá aos alunos muito mais velocidade, muito mais agilidade para se adequar as necessidades do mercado”. E pontua que muitas das vezes os atuais alunos servem como referência dos antigos, que já estão inseridos no mercado de trabalho. “Muitas vezes os alunos que estão estagiando se formam, são contratados e indicam os alunos daqui como estagiários, esse ciclo tem sido muito comum.”


Sobre o “Carreiras UNIJORGE”

Criado em 04 de agosto de 2008, o programa “Carreiras UNIJORGE” é um centro de desenvolvimento e articulação profissional que tem como principal foco a inserção do mercado de trabalho dos estudantes do centro universitário Jorge Amado. Onde são oferecidos treinamentos, oficinas de língua, convocação de empresas que procura um determinado perfil profissional, até vagas de emprego. Entre demais informações como o recebimento de orientações sobre os direitos assegurados pela atual lei de estágio. É no Carreiras que também é feito todo o processo em relação a documentação dos estudantes e das empresas e que os alunos tem acesso as novas vagas que chegam todos os dias que são divulgados no site (http://www.jorgeamado.edu.br/carreiras/index.html) ou nos murais espalhados por toda a instituição.


Um comentário:

  1. Muito interessante a matéria! Educação Física e Administração são cursos que já se imagina que tenham grandes oportunidades de estágio disponíveis a todo tempo. Porém, a surpresa é saber que os cursos de Comunicação Social também se encaixem neste grupo.

    ResponderExcluir