segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DJs transformaram o teatro Vila Velha numa arena de música e dança

Juliana Caldas

O teatro recebeu DJs, muita música e dança, esse fim de semana.
O teatro Vila Velha, em Salvador, se transformou em uma grande arena de dança e discotecagem. É Baile Esquema Novo, que mais uma vez chegou ao Vila no último sábado, 16 de outubro, levando samba, rock, pop, funk, forró, frevo e todos os demais ritmos brasileiros. A primeira festa do projeto foi realizada em 2007, na Boomerangue em Salvador, sendo já três anos completos. Dessa vez, além dos DJs residentes e também produtores do evento, El Cabong e Camilo Froes, tiveram como DJ convidado o músico Letieres Leite, maestro, arranjador e saxofonista, criador da Orquestra Rumpilezz.

"É um espaço que não costuma receber festas, é um dos teatros mais importantes e conceituados do estado com uma historia longa com a cultura e fisicamente é um ambiente propício pra festa, espaçoso e ao mesmo tempo aconchegante”, diz um dos produtores do evento, Luciano Matos (El Cabong), que também éJornalista, blogueiro e DJ. Para Camilo Froes, DJ e produtor, a festa é muito mais trabalhosa por ser no teatro, mas ela é igualmente positiva. “É ótimo que aconteça num lugar que carrega uma carga cultural tão diversa e positiva quanto o Vila Velha. Isso é muito bom pra gente. Também é excelente para o teatro que tenha todo um público que não freqüenta teatro ou dança se familiarizando com o espaço através do Baile”, explica. Uma oportunidade do teatro atrair novos públicos, de diferentes idades e classes sociais. “Não temos um público-alvo definido. Escolhemos muito mais o público que não queremos do que os que a gente quer. Mas ainda assim, os esforços são em vão. Aparece de tudo”, completa Froes.

Já participaram do baile DJs de diversas partes do país, como Bandido (BA), Lucio K. (RJ), Mauro Telefunksoul (BA) e Sany Pitbull (RJ). Não DJs, como a atriz Regina Casé e a cantora e violinista Márcia Castro também já comandaram as pick-ups.

Vila de todas as artes

O Teatro Vila Velha tem 46 anos e é um dos mais antigos e tradicionais teatros de Salvador. Fundado em julho de 1964 por ex-alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBa), que integraram a Companhia Teatro dos Novos. Foi o primeiro teatro independente da Bahia, numa época em que quase não existiam casas de espetáculos na cidade. Foi palco de exibições históricas como o show “Nós, por exemplo”, que projetou Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Tom Zé. O Show marcou a estréia dos cantores, hoje consagrados pela MPB, mas também o próprio teatro. Em todos esses anos de história, o Vila já consagrou grupos como o Bando de Teatro Olodum, criador da peça “Cabaré da RRRRRaça”, sucesso de público e crítica em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário