segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Seminário discutiu direito desportivo e copa do mundo

Juliana Caldas

Participantes trataram de assuntos da copa de 2014 e mudanças no estatuto do torcedor


O IDDBA (Instituto de Direito Desportivo da Bahia) promoveu de 14 a 16 de outubro desse mês o II Seminário Nacional Futebol e Justiça Desportiva. O evento, pela segunda vez realizado na capital baiana, aconteceu no Hotel Fiesta e teve esse ano o tema “Novos tempos pra o esporte brasileiro”. A principal proposta era discutir questões referentes aos eventos esportivos que ocorrerão no Brasil nessa década: Copa do mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

Durante os três dias foram discutidos temas acerca do universo esportivo, bem como mudanças no Estatuto do torcedor e o novo Código de Justiça Desportiva. A copa foi outro assunto central, discutiu-se os legados que o maior evento de futebol do mundo irá deixar, bem como os aspectos jurídicos acerca do tema. Para o presidente do Instituto, Milton Jordão, é a oportunidade que Salvador tem de mostrar que também é uma capital em que se discute esporte.
O evento, aberto aos sócios do IDDBA, membros de órgão desportivo e estudantes, teve em sua última edição cerca de 300 a 350 participantes, e esse ano o presidente esperava um público parecido. É um público qualificado, e não parece meta do evento atrair um maior número, como explica Jordão. “É uma proposta de aprofundar e transformar aquele espaço do Hotel Fiesta em um espaço de Network” pontua.



(imagem cedida por Milton Jordão)
Milton Jordão, presidente do IDDBA


O presidente aponta os principais destaques entre os palestrantes: Rodrigo Cintra, Gestor de projetos do Escritório da Copa do Mundo; Ney Campello, Secretário da Secretaria Extraordinária para Assunto da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 – SECOPA; Roberto Vasconcelos, Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD; Paulo Bracks, Vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Desportivo; Álvaro Falcón, Advogado Uruguaio, sócio do escritório D&C – Deporte y Cultura, que palestrou sobre a Autonomia do direito esportivo; e Airton Ferreira (Secretário da Reparação em Salvador), esse último para discutir a integração esportiva do negro. Foi designado um espaço especial com dois painéis para se discutir o estatuto do torcedor, e ficou a cargo do Professor Gustavo Sousa discutir a segurança nos estádios. O Seminário começou no dia 14 de outubro, quinta-feira, às 18:30h com uma abertura solene, e foi encerrado no sábado, 16 de outubro. Mais informações sobre as palestras e discussões do evento no site www.futebolejustica.com.br, ou no portal do IDDBA www.iddba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário