sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A homofobia e os interesses da mídia

Laura Carvalho

A violência contra os homossexuais que seguem com freqüência têm tido destaque na mídia. A maioria dos atentados são praticados por jovens de classe média de modo covarde, sem chances de defesa da vítima.
A mídia deve sim dar cobertura a esse tipo de atentado, ainda mais da forma com que tem acontecido. Porém o que ocorre é que violência dá ibope, e a mídia se aproveita deste gancho para apenas divulgar o que acontece, e não abordar a problemática da situação. 

O que se percebe é que a mídia vem tendo uma postura hipócrita com relação a este assunto. Se de um lado dão destaque nos telejornais para os atentados contra os homossexuais, de outro, criam estereótipos nas novelas e programas para caracterizar os mesmos - o que acaba estimulando, de forma irresponsável, o preconceito.

É preciso que esse assunto seja abordado e problematizado desde a formação dos futuros profissionais de comunicação na faculdade, para que no futuro a mídia se comporte de forma responsável.

Já passou da hora das pessoas praticarem o respeito com o próximo, seja ele como for: branco; negro; índio; gay; hétero; gordo; magro. A diversidade existe e está aí. Acabar de uma vez por todas com a homofobia e qualquer tipo de preconceito é passo importante para construir a verdadeira democracia no nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário