sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

HOMOFOBIA NÃO É UMA QUESTÃO A SER DISCUTIDA, MAS, DELETADA

Liviane Carvalho e Isabela Rosas

A palavra homofobia, tem sentido forte e trás um peso de responsabilidade, compreensão e aceitação pela condição escolhida por seres humanos dotados da mesma capacidade mental que qualquer outra pessoa tem. Muitos julgam a religião, família, cultura ou crença, como as maiores questões de preconceito e não tem muito do que discordar, porém, há variáveis nestas questões, pois um descrente (ateu) pode não aceitar um filho, parente ou amigo gay, essa é uma questão mais intima/pessoal do que coletiva.

Parte sim, para o coletivo quando está veiculado com um grupo de pessoas e dentro dele a mídia. Ela mostra uma espada de dois gumes, sendo que uma é passar a idéia de aceitação pela condição sexual e a outra é da desvalorização dos homossexuais.  Novelas ressaltam a importância do respeito para com o mesmo, mas também passa a zombação; Programas Humorísticos brincam de forma desigual sobre a questão, que termina por ridicularizar o assunto.

Debates e eventos abertos a um grande número de público, sempre entra em contradição, pois, 50% vão para ouvir, entender e respeitar, diferente de outros 50% que vão para criticar pensamentos e defesas, que todos têm o direito.  A busca pela culpa de uma cultura submersa em preconceitos seja ele qual for, é o que mais atrapalha a compreensão, o certo é buscar o entendimento e não o culpado.

Se anos (a.c), já existia a homossexualidade e pouco se sabe de morte pela condição, por que então querer fazer isso, justo agora? Todos sangram do mesmo jeito, sofrem da mesma forma e quase pelas mesmas coisas, esses sim, deveriam ser debates de conscientização dentro das novelas, reportagens, sites, rádios e qualquer outro meio utilizado pela mídia, para passar a mensagem de que todos nós somos iguais e que cada ser humano existente neste mundo tem o direito de viver e deixar com que o outro viva da forma como deseja, tendo como consciência o respeito pelo próximo, sendo ele: pequeno, grande, feio, bonito, homossexual, velho, negro, branco, rico ou pobre. Homofobia é crime, violência. Fere os direitos humanos, por isso, delete essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário