sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Documentário "Bissexualidade: Isso não é questão de opinião"



Estudantes produzem documentário sobre preconceito contra bissexuais

Nesta sexta-feira (09), estudantes do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), de Salvador, divulgaram o documentário intitulado "Bissexualidade: Isso não é questão de opinião", em que abordam a bifobia (preconceito contra bissexuais) na sociedade.  O material faz parte do Projeto Integrador 2011 da instituição, que teve como tema a discriminação contra os LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).

O vídeo, dirigido e roteirizado pelos jornalistas Laís Lopes e Artur Queiroz, traz depoimentos de bissexuais a respeito da discriminação que sofrem, com opiniões de heterossexuais e homossexuais. Todo o trabalho de orientação do vídeo ficou por conta da professora e editora do jornal Correio da Bahia, Ceci Alves.

O jornalista Henrique Brinco, editor do site de celebridades Portal PS, foi o convidado especial da campanha e também deu sua opinião sobre o assunto. "A sexualidade é tão complexa e diversificada que caracterizar se fulano bissexual, homossexual ou heterossexual só faz limitar as pessoas. As pessoas são como são. Todos nós temos rostos diferentes", declara.

A também jornalista Fernanda Fahel, colunista do site Bahia Notícias, abriu o jogo falou abertamente sobre a descoberta da sua sexualidade. "Eu sinto atração por homem. Não é a mesma coisa, mas sinto atração psicológica por homem. Só fui começar a gostar de mulher a partir da terceira menina que eu fiquei. Depois vem aquele questionamento pelo sexo, tipo 'eu gostei do beijo, mas será que o sexo é legal?'", desabafa.

Apesar de a sigla LGBT incluir a letra B de bissexuais, as pessoas pertencentes a esta orientação sexual são as mais discriminadas - uma vez que sofrem preconceito tanto dos heterossexuais, quanto de homossexuais. O principal objetivo do projeto se baseia em dar voz a eles, mostrando para o grande público que a categoria também está incluída no movimento.

A ideia se deu através de uma pesquisa realizada com quatro turmas de graduação na área de exatas da UNIJORGE: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo e Gás e Sistema de Informação. Foi identificado que havia uma quantidade maior de pessoas assumidamente bissexuais diante da de homossexuais e, por isso, o tema ganhou força.

A bifobia se manifesta de diversas formas, em muitas situações é possível perceber claramente o acontecimento deste tipo de violência, mas em outras ocasiões o fato ocorre sem que uma maioria tome conhecimento ou acredite que se trata de algo grave.

CRÉDITOS

Roteiro - Artur Queiroz
Produção - Catarina Alcântara e Thais Barcellos
Cinegrafia - Vanessa Casaes
Edição - Letícia Rocha
Narração - Henrique Brinco e Artur Queiroz
Direção - Laís Lopes
Depoimentos - Henrique Brinco e Fernanda Fahel
Colaboradores - Marcos William, Juliana Schriefer e Weslei Gomes
Trilha Sonora - Beautiful (Christina Aguillera)
Orientadora - Ceci Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário